Atitudes Para Um Excelente Convívio Entre as Pessoas no Trabalho

A falta de etiqueta no trabalho é responsável por boa parte das demissões em uma empresa, visto que possuir competência técnica não é tudo para a garantia de sucesso no trabalho.

Vale ressaltar, que a falta de etiqueta no trabalho é responsável por boa parte das demissões em uma empresa, visto que possuir competência técnica não é tudo para a garantia de sucesso no trabalho.

Se seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal entendidos no trabalho, veja estas dicas de bons comportamentos:

1- Pontualidade

Considerado o ponto de honra no ambiente empresarial. Caso perceba que terá de descumprir com o seu horário, ligue avisando.

2- Bom senso

Recomenda-se o uso de roupas discretas, sem modismos, decotes, cores berrantes, dentre outros erros. O mesmo cuidado deve ser dado à higiene pessoal.

3- Cordialidade

Seja cordial, educado, prestativo e gentil. Saiba ouvir e fale somente na hora certa.

4- Educação

Use e abuse de palavras como por favor, obrigado, bom dia, boa tarde, boa noite, com licença. Peça licença ao entrar, comprimente as pessoas e estenda a mão se o outro o fizer primeiro.

5- Postura

Não passe a impressão de desleixo e desdém aos outros. Sente-se de forma adequada. A sua postura diz muito sobre você.

6- Adequação

Procure saber se a corporação para a qual trabalha possui um código de ética e conduta. Caso tenha, estude-o e adeque-se ao meio.

7- Respeito

Demonstre respeito aos seus colegas e trabalho e também à empresa para a qual trabalha. Fofocas, conversas altas, palavrões e intimidades estão proibidos.

8 – Evite os excessos

Lembre-se que a organização remunera seus colaboradores pelo tempo trabalhado. Sendo assim, evite o uso de celulares, com ligações particulares, durante o horário de expediente, assim como o uso indevido da internet com redes sociais e outros.

9 – Cultivar bons relacionamentos

Alcançar resultados é apenas uma parte do seu sucesso no ambiente de trabalho. A maneira como você se relaciona com colegas, gerentes e até mesmo subordinados também é extremamente importante. Cultive bons relacionamentos com todos, seja educado e  agradável. Não tente puxar o saco ou agradar ninguém demais. De novo, é preciso ter equilíbrio.

10 – Fofocar

Fofocas normalmente contaminam o ambiente de trabalho. Isso ocorre porque elas, normalmente, são pessimistas e fazem com que uma equipe se preocupe com algo que pode nem acontecer. E, caso o tal boato realmente não se confirme, ninguém confiará mais em você.

11 – Dar “piti”

Outro grande problema são os chiliques. Ao perder a compostura, você pode ofender quem trabalha ou se relaciona com você. E pior: em trabalhos mais formais, os “pitis” mostram que você não está pronto para grandes tarefas, que normalmente são bastante estressantes. Por isso, caso você seja estressado demais, procure cursos ou técnicas de aprimoramento da inteligência emocional.

12 – Enrolar

Nada pior do que uma pessoa folgada, que deixa o trabalho todo nas costas dos outros e fingi que está sempre atarefado, mas tem baixa produtividade, ou pior, não produz nada. Trabalhar em equipe exige o comprometimento de todos, se um não desempenha bem o seu papel acaba prejudicando os demais. Pessoas assim são egoístas e facilmente identificadas. Esse tipo de atitude impede que a pessoa cresça tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Fonte:  Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting – www.cpt.com.br // Pequenas empresas grandes negócios //