Carteira de Trabalho Digital – Tira Dúvidas


Agora a sua carteira de trabalho pode estar no seu celular!

 

Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física.

 

Para solicitar o documento você precisa baixar o aplicativo. Ele pode ser encontrado na Google Play (para aparelhos com sistema Android) e na App Store (para os com sistema iOS). Você ainda pode se cadastrar no site servicos.mte.gov.br e acessar o documento quando quiser.

 

Benefícios/Vantagens:

1) O número da carteira de trabalho digital é o mesmo número de sua inscrição no CPF;

 

2) Na contratação não precisa ter a carteira de papel, basta informar o número do CPF para empresa, e acompanhar movimentações para ver se tudo está sendo feito certinho pelo seu empregador;

 

3) Consultar todas as experiências profissionais formais como alteração salarial, férias, etc;

 

4)  Acompanhar o processamento do seu Benefício Emergencial e também solicitar o seguro desemprego;

 

5)  Solicitar o seguro-desemprego na conta bancária de preferência. Para tanto, deverá informar os dados bancários, no ato da solicitação do benefício.

Depois de baixar aplicativo, acesse a aba benefícios, selecione a opção seguro desemprego e preencha os dados conforme solicitado.

 

ATENÇÃO – Ainda que tenha a versão digital, não jogue fora a versão de papel. É um documento, guarde com você. Ela continua valendo normalmente, e poderá ser necessário para comprovação dos vínculos empregatícios.

 

>>> Saiba mais: https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf.

 

Quem precisar tirar dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.