DIREITOS TRABALHISTAS no retorno gradual das atividades comerciais

O Sindcomerciarios está acompanhando de perto os desdobramentos do retorno gradual das atividades comerciais, pois muitos municípios já estão flexibilizando o horário de funcionamento do comércio.

Nós do SindComerciários estamos atentos no cenário atual, inclusive recebendo denúncias de possíveis irregularidades que afrontam as leis de proteção ao trabalho (a denúncia pode ser sigilosa).

Para evitar abusos, é preciso conhecer alguns direitos básicos da categoria dos comerciários.

Por isso em nosso site o trabalhador tem a oportunidade de conhecer a Convenção Coletiva de Trabalho >>> http://sindcomerciariosvarginha.com.br/.

Mesmo que o Poder Público esteja flexibilizando o horário de funcionamento do comércio, é importante que continuemos observando as medidas sanitárias, especialmente higiene das mãos , dos equipamentos de trabalho, uso de álcool gel, máscaras etc.

Lamentavelmente algumas empresas aproveitam o momento difícil da pandemia para sobrecarregar seus empregados,  por isso é imperioso lembrar que quando a JORNADA  DE TRABALHO FOR SUPERIOR A 6 HORAS DIÁRIA, é obrigatório a concessão de INTERVALO PARA REPOUSO  E ALIMENTAÇÃO DE NO MÍNIMO 1 HORA;

O horário de funcionamento do comércio é assunto de interesse local, mas que não pode ser confundido com jornada de trabalho dos empregados. A jornada de trabalho tem proteção constitucional, devendo ser de 08 horas diárias e 44 semanais.

Estes são breves apontamentos de alguns direitos que devem ser observados pelos empregadores, o comerciário(a) que tenha algum direto lesado poderá acionar o sindicato para atuar na defesa dos seus interesses.

DENÚNCIAS:

O Sindcomerciários dispõe de vários meios para receber denúncias de condutas patronais que possam afrontar as normas de proteção ao trabalho:

WhatsApp (35) 98811-8192

E-mail sindcomerciariosvarginha@yahoo.com.br