Tira Dúvida – PIS 2017/2018

Abono Salarial – Pis/Pasep 2017/2018

Todo o ano o Governo Federal divulga o calendário PIS, esse ano o abono sofreu mudanças por conta do impacto referente às datas de pagamento do ano de 2018, aonde o pagamento de 2017 foi estendido até março de 2018.

Este prazo estendido foi uma estratégia do Governo Federal para reduzir os gastos orçamentários com a União, sendo o calendário PIS 2018 em 2 anos 2017/2018. Nesta situação o único maior prejudicado foi o trabalhador brasileiro que já contava com a renda nos meses de recebimento de costume, tendo que aguardar um pouco mais para receber o pagamento do benefício.

A Medida Provisória – MP nº 813/2017, publicada em 27 DEZ 2017, alterou a legislação do PIS/PASEP para o saque de cotas pelo evento idade, proporcionando o recebimento do benefício aos participantes com idade mínima de 60 anos de idade.

Os saques poderão ser realizados a partir de 24 de janeiro de 2018. Os demais motivos de saque permanecem inalterados.

Confira o calendário: (clique na imagem para ampliar)

Os pagamentos acontecem conforme o mês de nascimento do trabalhador, e os valores do benefício variam dependendo do tempo de trabalho durante o ano passado.

Quem tem direito de receber o PIS?

Assim como diversos programas sociais, o PIS 2018 possui requisitos para que o trabalhador o receba, além disso, não é todo o cidadão brasileiro que recebe o programa.

• Para receber o PIS é necessário que o trabalhador possua no mínimo 5 anos de cadastro ativo no programa;
  • Precisar estar em dia com o Ministério do Trabalho;
  • Ter trabalhador no mínimo 30 dias de carteira assinada do ano anterior ao vigente;
  • Receber no mínimo até 2 salários mínimos nacional vigente;

Qual é o valor do PIS?

O valor do abono salarial 2018 é de um salário mínimo nacional, vigente desde 01.01.2018, sendo assim conforme o salário mínimo sofre aumento, benefícios sociais, tais como o PIS exemplo, tem alteração de valor, este ano o valor do PIS é de R$ 954,00 reais.

Consulta PIS 2018

Se você não sabe se tem direito ao PIS, ou não sabe quanto tem direito a receber do abono salarial, a melhor forma de tirar a sua dúvida é consultar o extrato do PIS 2018. A consulta PIS pode ser realizada em qualquer lotérica, agência da Caixa Econômica Federal ou posto de atendimento Caixa Aqui: basta apresentar se cartão e perguntar se você tem direito ao PIS.

As CONSULTA também pode ser pelos: aplicativo Caixa Trabalhador; Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207 e SITE da Caixa >> http://www.caixa.gov.br/cotaspis

Tags: