30 de Outubro – Dia do Comerciário

Comerciário uma das profissões mais antigas do país.

Nós do Sindicato dos Empregados no Comércio de Varginha e Região comemoramos a data de 30 de outubro, com um VÍDEO relembrando a vitória histórica desta classe trabalhadora por melhores condições de trabalho. CLIQUE AQUI para assistir.

O comerciário pode atuar como vendedor, atendente, balconista, caixa, promotor, estoquista, serviços gerais e gerente de um estabelecimento.

Origem do Dia do Comerciário

Para compreendermos as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o início do século XX. Naquela época, as condições de trabalho para os comerciantes eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

Os “caixeiros”, como eram conhecidos os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.

As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país.

No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete).

Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.

Uma categoria forte se faz com a união dos trabalhadores!