A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) ) protocolou na Câmara Federal o Projeto de Lei 67/2025. O projeto propõe um debate amplo com o Parlamento e a sociedade para encontrar alternativas que possibilitem a redução da jornada da jornada semanal dos comerciários de 44 para 40 horas, com uma escala de trabalho de cinco dias por semana (escala 5×2).
Esse projeto de lei tem potencial para transformar a vida dos trabalhadores do comércio, proporcionando mais tempo para descanso e convívio familiar.
A exaustiva escala 6×1, que oferece apenas um dia de folga por semana, muitas vezes fora do domingo, está no centro dos debates no Brasil. Os trabalhadores e as trabalhadoras não suportam mais a exaustão causada por essa rotina desumana, que limita o direito ao lazer e ao bem-estar.
A categoria comerciária é uma das mais impactadas pela escala 6×1. Enfrentando jornadas exaustivas e frequentemente trabalhando em horários estendidos, inclusive aos finais de semana e feriados, esses profissionais têm dificuldades para desfrutar de momentos de descanso ou convívio familiar.
Essa realidade motivou o movimento sindical a lutar pela implementação da escala 5×2, que virou um Projeto de Lei de autoria da deputada Daiana Santos.
A escala 5×2 proporciona dois dias de folga consecutivos por semana, permitindo uma rotina mais humana e digna. A proposta visa não apenas melhorar as condições de trabalho, mas também contribuir para a saúde física e mental dos comerciários, além de promover maior produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.
A redução da jornada pode trazer avanços tanto para os trabalhadores quanto para a sociedade como um todo. Participe e apoie essa causa, promovendo uma vida além do trabalho e um futuro mais justo para todos os comerciários e comerciárias!
Cada assinatura conta!
>>> CLIQUE AQUI PARA acessar o Link do abaixo-assinado: